Tesla 3
Se há 5 anos lhe dissessem que podia encomendar o seu carro que ainda não existia a não ser em projeto, que talvez o recebesse dois ou três anos depois (apenas uma estimativa) e que teria ainda de dar um sinal de 1000 dólares para garantir o seu lugar na fila, acreditava? Pois bem, foi isso mesmo que aconteceu com o famoso modelo Tesla 3!
Confirmed: Our Gen III car, due out after Model X, will be named Model 3. http://t.co/PLhUzycSlp pic.twitter.com/noZf17LXre
— Tesla (@Tesla) 16 de julho de 2014
Em 2014 já a Tesla era conhecida pelos carros eléctricos com boa autonomia (para um veículo eléctrico), mas também pelo seu elevado preço (o caso do seu desportivo Tesla Roadster com uma autonomia de 350km e pelo seu luxuoso Tesla S com uma autonomia 426km e 2,4 segundos dos 0 aos 100km/h).
Mas o que projectou ainda mais a empresa para as luzes da ribalta foi o anúncio do famoso modelo Tesla 3 que materializava a massificação do conceito dos carros eléctricos, não só pela garantia de uma autonomia a rondar os 320km, como também, pelo valor bem mais acessível de 35000 dólares. Contudo, a sua produção só arrancaria a meio de 2017.
Reservar o novo Tesla 3
Em março de 2016 foi então oficializada a possibilidade de reservar o novo Tesla Model 3, mais concretamente a partir das 20h30 (Pacific Time) do dia 31 de março, e tal como previsto inicialmente era necessário um sinal de 1000 dólares no momento da reserva e a estimativa de entrega para as primeira reservas seriam satisfeitas apenas no final de 2017!
Model 3 orders, whether in store or online, are limited to two per person
— Elon Musk (@elonmusk) 31 de março de 2016
Mesmo com todas estas contingências o lançamento foi um sucesso pois desde logo recebeu 180.000 reservas (no 1° dia) e com um preço médio de 42.000 dólares (35.000 dólares de preço base, mais extras)!
Mas o sucesso continuou e ao fim de uma semana eram já 325.000 reservas, ascendendo praticamente a 400.000 ao fim de 20 dias!
Consegue imaginar?
Um carro que não existe, com um valor base de 35.000 dólares, a ser entregue dois anos após a reserva, com o requisito de um sinal de 1.000 dólares para garantir a reserva, conseguindo atingir as 400.000 reservas num espaço de três semanas?
Não que Elon Musk precise de crowdfunding mas, feitas as contas, um encaixe de 400.000.000 de dólares de sinal, no campo teórico, garantem por si só a construção da fábrica, compra de matéria-prima, etc.
Por isso pergunto, foi ou não foi, talvez, o maior crowdfunding da história?!