Esta questão das “LandingPages” não é nova, aliás, se fizerem uma pesquisa pela net, encontrarão inúmeros sites a falar deste tema, porém, na minha opinião, é um tema mais actual do que nunca.
Para quem não sabe, uma landing page, traduzindo à letra, é uma página de aterragem, isto é, do ponto de vista prático de quem anuncia na Internet, é a página para onde são direccionados os utilizadores que carregam nos banners ou links patrocinados/ Adwords (Ex. se a vossa publicidade encaminha os utilizadores para a Homepage/Página Principal do vosso site, então essa é a vossa landingpage).
É aqui que começa a gestão de expectativas, ou seja, quem carrega nos vossos banners ou links patrocinados, o que espera encontrar?
Será que quando fazem um banner, o utilizador espera ir parar à vossa homepage e aí ter de procurar informação acerca do que o levou a carregar na publicidade?
O utilizador espera encontrar uma página com uma explicação acerca da mensagem publicitária?
Ou até mesmo entrar directamente numa página do processo de compra no vosso site?
Na minha opinião, penso que a página deverá estar o mais relacionada com o conteúdo do anúncio, de preferência deverá ser uma página sem o “esqueleto” do site, isto é, sem os menús e outras informações que possam distraír a atenção dos utilizadores.
Mas também aqui, entram “novas” dúvidas. Esta página deve conter muita informação acerca do vosso produto ou deverá, em poucas linhas, descrever apenas as características principais, e como complemento, conter alguns links para informação mais aprofundada?
Tal como referi no início deste artigo, embora seja um tema amplamente debatido, não é um tema estanque, já que, com a evolução da Internet e consequentemente do comércio electrónico, estas páginas deverão estar em constante evolução no seu conceito.
E tu, já tens uma landing page?
Na minha opinião o uso das Landing Pages é essêncial , já uso por campanha Landing Pages especificas. O mais importante é a acção do visitante dado que comportamentos pré assumidos nem sempre correspondem a realidade.Deve-se ouvir a “voz” do nosso visitante (quer ele seja Cliente,Parceiro,prospect ou outro), mas deve-se escolher uma periodicidade adequada de forma a não importunar o nosso visitante e sobretudo deve-se experimentar até estarmos bem próximo do Bom.(Existem ferramentas para o efectuar, quer sejam questionarios Online, ou por estatistica “Web Analytics”).
Quanto aos Anúncios na Web devem ser simples e de fácil compreensão e a sua Landing Page Especifica de forma a determinar e experimentar várias Landing Pages.
ver o nosso Blog em http://ittechbuz.blogspot.com ou http://ittechbuz.com