Escolher um Ecrã TFT-LCD (08-04-2005)
Agora que já tomou a decisão de substituir o seu “velhinho” CRT por um novo e elegante TFT-LCD, importa saber escolher qual o monitor que mais se adequa às suas necessidades.
Existem no mercado diversas marcas, modelos e dimensões de TFT-LCD e, se à primeira vista, parecem todos iguais, engane-se quem pensa isso. De facto exteriormente serão muito semelhantes, mas pode logo por começar a perceber que há diferenças pelo preço pedido.
Actualmente já encontra monitores de 17” por aproximadamente 250 Euros. Se à partida parece barato, na prática poderá causar-lhe muitas dores de cabeça, podendo mesmo pôr em causa o bom negócio que parecia ter feito. Claro está que esta situação estará sempre associada ao tipo de utilização que faz do seu PC.
O que deve ter levar em conta
Antes demais, é necessário escolher o tamanho do ecrã. Este tamanho é indicado em Polegadas, sendo que a medida é feita na diagonal do monitor. Neste campo há que ter em atenção na informação prestada. Muitas vezes a área indicada contempla também a moldura, que normalmente envolve o monitor. A medida mais baixa no mercado é de 15”, no entanto, é vulgar o tamanho de 17”, no entanto, se puder investir, um monitor de 19” ou mesmo 21”não será demais, embora neste último o preço sofra um agravamento pesado.
Quando tiver tomada a decisão quanto ao tamanho do écran que pretende, é imperativo que consulte as especificações técnicas do monitor, pois aí estará descrito o essencial do monitor, tal como se de um B.I. se tratasse.
GLOSSÁRIO
- Ângulo de Visão – Ângulo a partir do qual é possível visualizar a imagem no monitor.
- Conexão, pode ser DVI (Digital) ou DB-15 (Analógica)
- CRT – Cathode Ray Tube, ou seja, Tubo de Raios Catódicos
- Dot-Pitch é o espaçamento entre os pixéis do monitor. Quanto menor for esse espaço, melhor será a qualidade de imagem
- Luminosidade não é mais do que a claridade e brilho da imagem. Medido em em nit, 1 Nit=1 CD/m2, logo, quanto maior for, mais clara e brilhante será a imagem
- TFT – Thin Film Transistor, nova Matriz Activa dos LCD’s
Das várias características a que deverá estar atento (não necessariamente por esta ordem), é o Dot Pitch. Quanto mais baixo for o valor apresentado, melhor. O valor mais frequente é 0,296mm, ver caixa.
Outro factor importante é a luminosidade, que indica precisamente a intensidade da luz no ecrã. O valor é indicado num número “cd/m2” e neste caso, quanto maior for o valor, melhor.
De seguida poderá verificar o Ratio Contraste que mede a intensidade entre os brancos e os pretos. Também aqui poderá verificar intervalos grandes entre diversos monitores, 350:1, 400:1, 500:1, etc. e quanto maior for o número, maior constraste o monitor terá e, consequentemente, uma melhor imagem.
Há que ter ainda atenção à Refresh Rate, que indica a rapidez do “varrimento” do monitor na vertical, isto é, o número de vezes por segundo em que o ecrã poderá mostra uma imagem em todo o monitor e está disponível para mostrar uma nova imagem. Este valor é apresentado em Hz. Por norma, uma taxa de 75 Hz é suficiente.
Por último, mas não menos importante é o Tempo de Resposta. O mais comum são monitores com 25 ms, no entanto, quanto menor for este valor, melhor. Se a utilização que vai dar ao monitor é apenas a de processador de texto, consultar a Internet e pouco mais, os 25ms serão suficientes, mas se a sua utilização já for mais para visualizar videos, jogos e outras aplicações em que existam movimentos rápidos, o ideal será um monitor com um tempo de resposta de 12 ms, evitando assim, um efeito de “fantasma” na imagem (já há monitores no mercado com um valor de 8 ms).
Outros Aspectos
Basicamente, as questões anteriores serão os requisito essenciais que deverá levar em conta mas, não obstante esse facto, poderá ainda ter em atenção outros aspectos que também dependerão do tipo de utilização que for dar ao monitor.
Muitos dos monitores TFT têm uma entrada “D-Sub”, isto é, de 15 Pinos, equivalente aos cabos dos monitores convencionais (CRT), em vez de terem uma entrada DVI (digital). Isto faz com que haja uma redução da qualidade da imagem, ainda que ligeira.
Na verdade, o computador envia uma imagem digital (caso a placa gráfica suporte, deverá também ter em conta esse factor) que será convertida para analógica (devido à entrada do monitor), sendo depois convertida em imagem digital.
Caso o monitor já possua uma entrada DVI e a placa gráfica suporte aquele formato, a imagem será sempre digital, não havendo lugar a conversões e a consequentes perdas de qualidade.
– Cores
Deverá então observar o número de cores que o monitor suporta. Os melhores monitores terão 16,7 milhões de cores reais, enquanto que outros monitores indicarão 16,2 milhões, estes, na verdade, apenas suportam 262 mil cores reais, ou seja, “recriam” artificialmente as 16,2 milhões de cores.
ATENÇÃO Alguns monitores, mesmo novos poderão apresentar pixéis “mortos”. Os motivos para esse facto poderão ser vários, no entanto, é possível que eles existam. Algumas marcas têm regras estabelecidas no que diz respeito à garantia em casos destes, inclusivé, há já algumas marcas a garantirem “0 Pixels Dead” , pois embora á partida possa não detectar qualquer erro desta natureza, o contrário poderá acontecer, portanto, quando estiver a adquirir um monitor destes, informe-se na loja em que condições poderá reclamar.
CONCLUSÃO
Face a estas especificações, resta saber que tipo de utilização vai ter o monitor que adquirir, de modo a poder avaliar qual o mais indicado para o seu caso, podendo assim, fazer uma avaliação de custo/benefício de acordo com as questões técnicas deste artigo, pois são estas especificações que, em grande parte, influenciarão o preços destes monitores.
Em baixo está um quadro, que não sendo vinculativo, pretende apenas situar o tipo de utilização nas características técnicas que deverá levar em conta, no entanto, deverá sempre consultar um técnico qualificado a fim de avaliar com maior precisão o seu caso.
Doméstica Fotos, Jogos
Jogo
Contraste >250:1 > 500:1 > 600:1
Brilho > 250 cd/m2 > 300cd/m2 >300 cd/m2
Taxa de Resposta 25 ms 12 ms 12 ms / 8 ms
Cores 16,2 Milhões 16,7 M 16,7 M